top of page

Riscos à sua saúde

 

Materiais que compõem o Lixo Eletrônico

Você sabe qual é a composição química da maioria dos eletroeletrônicos?

 

É composta em média de 20 elementos  químicos, como lítio, berilo, boro, alumínio, silício, gálio, zinco, cobre, níquel, mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, bário e etc...

 

Os danos causados à saúde por alguns elementos químicos são:

 

Berílio – O berílio é um elemento altamente tóxico, sendo que se a pessoa aspirar os seus sais, ela poderá sentir calafrios, febre e tosse dolorosa. Nos casos mais graves, ele pode causar inflamação nos pulmões, falta de ar e levar a uma doença que não tem cura, chamada de beriliose ou granulomatose pulmonar crônica, que pode levar à morte. Os que enfrentam maiores riscos de desenvolver essa doença são garimpeiros e lapidadores de água-marinha, berilo e esmeralda, bem como trabalhadores de indústrias que usam ligas de berílio.

 

Arsênio - Uma dose extra de arsênio pode ocasionar desde vômitos e indisposições, a cânceres. O principal motivo de muitas pessoas serem contaminadas com esse elemento é o consumo de águas subterrâneas extraídas de poços não vistoriados. Um grande exemplo disso foi a contaminação em massa em Bangladesh (Índia), onde estima-se entre 20 e 75 milhões o número de infectados com arsênio em águas consideradas potáveis.

 

Mercúrio - O sistema nervoso humano é também muito sensível a todas as formas de mercúrio. Respirar vapores desse metal ou ingeri-lo são muito prejudiciais porque atingem diretamente o cérebro, podendo causar irritabilidade, timidez, tremores, distorções da visão e da audição, e problemas de memória. Podem haver também problemas nos pulmões, náuseas, vômitos, diarreia, elevação da pressão arterial e irritação nos olhos, pneumonia, dores no peito, dispneia e tosse, gengivite e salivação. A absorção pode se dar também lentamente pela pele.

 

Chumbo - O Chumbo é extremamente tóxico ao organismo se exposto em doses elevadas. Por isso, a quantidade de Chumbo nos alimentos que consumimos não pode extrapolar certos limites: como as aves, que não podem possuir mais que 1mg de Chumbo a cada quilograma de carne. Para o ser humano, o Chumbo pode causar os seguintes malefícios: Anemia, aumento da pressão sanguínea, danos aos rins, abortos e deformações ao feto a partir da placenta da mãe.

 

Cadmio - A acumulação de cádmio no organismo acarreta vários problemas de saúde como a doença “Itai-Itai”. Essa doença produz problemas no metabolismo, gerando complicações: descalcificações, reumatismos. Efeitos mais graves são decorrentes da alta concentração de cádmio, que destrói o tecido testicular e as hemácias sanguíneas.

 

bottom of page